Essa é uma técnica projetada para tratar pacientes com ceratocone ou outras ectasias da córnea. O objetivo da cirurgia é fortalecer a córnea para retardar ou interromper o afinamento da córnea, não é uma cura para a doença.
O que envolve o crosslinking?
A camada superior da córnea (epitélio) é removida.
As gotas de riboflavina (Vitamina) B2 são instiladas no olho.
Uma quantidade controlada de luz ultravioleta (UVA) é usada para aumentar as ligações naturais dentro da córnea para impedir que ela se projete e se torne bicuda e irregular. O processo produz uma estabilização biomecânica da córnea.
O procedimento é ambulatorial e dura aproximadamente 45 minutos.
O tratamento tem por objetivo aumentar o número de ligações entre as fibras de colágeno da córnea doente e criar uma estrutura mais rígida a fim de impedir ou retardar a progressão do ceratocone.
Como saber se sou adequado para a realização do crosslinking?
Se você sofre de ceratocone e sua visão é afetada, você precisará de um exame completo para testar sua adequação para o procedimento.
É preciso ter uma progressão/piora do ceratocone para que este procedimento seja adequado.
Que resultados podem ser esperados do crosslinking?
Há algum desconforto associado nos primeiros dias após o tratamento, são administrados comprimidos para aliviar a dor para ajudar nessa fase de cicatrização.
Uma lente de contato é colocada no olho operado para o conforto do paciente. Esta lente é removida após 4-7 dias e a visão geralmente fica bastante turva e embaçada logo após a cirurgia, levando várias semanas para se estabilizar e melhorar.
O resultado depende de quão avançado é o ceratocone. O tratamento é projetado para fortalecer a córnea e interromper a progressão do ceratocone: não é uma cura para a condição.
Mais de 90% dos casos conseguem parar a progressão da doença.