Rosácea

Doença de pele frequente que causa vermelhidão e inchaço do rosto, principalmente nas bochechas, testa, queixo e nariz. Podem surgir lesões tipo espinhas e, por isso, costumava ser chamada de acne rosácea. Tende a piorar com estresse, mudanças de temperatura, banhos quentes, bebidas e alimentos muito quentes ou apimentados, bebidas alcoólicas. Devem usar filtros solares regularmente além de fazer uso de medicações apropriadas.

Com o passar do tempo, ocorre um processo inflamatório na pele, o que leva a pele a ficar permanentemente avermelhada. Existe participação de microrganismos que parecem proliferar mais do que o normal. Além da predisposição genética, sabe-se que alguns fatores estão relacionados com o surgimento e a piora do quadro: exposição ao sol, consumo de álcool, estresse, comidas apimentadas, comidas e bebidas quentes, mudanças bruscas de temperatura e alguns medicamentos.

O tratamento pode ser feito localmente (cremes e géis), por via oral ou combinados. O uso de protetor solar é essencial, preferencialmente filtros minerais e específicos para pele sensível.  Alguns tipos de laser podem ser usados para a redução do avermelhamento.

Não há cura para a rosácea, mas ela pode ser totalmente controlada. O tratamento, entretanto, é lento e inclui mudanças no estilo de vida, buscando evitar os fatores desencadeantes. Existem diferentes tipos de rosácea e para cada um existe um tratamento adequado, assim como para cada tipo de pele, portanto o tratamento é personalizado e deve ser feito sob orientação médica.

Compartilhe:

Qualidade e excelência que se traduz desde o ambiente até a equipe médica especializada.